NEOLOGISMOS EM TEXTOS DE ECONOMIA: AS REDUÇÕES LINGUÍSTICAS COMO PROCESSOS DE CRIATIVIDADE LEXICAL

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
NEOLOGISMOS EM TEXTOS DE ECONOMIA: AS REDUÇÕES LINGUÍSTICAS COMO PROCESSOS DE CRIATIVIDADE LEXICAL
Autores
  • Susana Maria Duarte Martins
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT035 - A Neologia– Contributos para um Conhecimento Lexical Contemporâneo
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527747-neologismos-em-textos-de-economia--as-reducoes-linguisticas-como-processos-de-criatividade-lexical
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
reduções linguísticas, acrónimos, siglas, neologia, economia
Resumo
As siglas e os acrónimos constituem-se como os tipos de neologia mais produtivos no âmbito das reduções linguísticas (Duarte Martins, 2004, 2015). A menor atenção que lhes é conferida nos estudos neológicos contrasta com a importância que os estudiosos atribuem aos fenómenos de siglação e acronímia enquanto responsáveis por processos de criatividade lexical nas línguas. De facto, não obstante as múltiplas propostas avançadas para a classificação da neologia lexical e terminológica, as siglas e os acrónimos surgem sempre entre as suas tipologias (Sablayrolles, 1997; Cabré, 2006; Jesus, 2018): neologia formal, sintagmática, por composição, morfológica, sintática, morfossintática, produção autóctone, a partir de elementos existentes ou como tipologia independente. A análise de textos da imprensa económica permite-nos identificar casos paradigmáticos de reduções de base acronímica, em particular, empréstimos da língua inglesa correspondentes a acrónimos motivados (Percebois, 2001), responsáveis pela disseminação de estereótipos discriminatórios (países PIGS, GIPSI, STUPID) ou com conotações positivas (BRICS, EAGLEs), a espelhar o comportamento económico de várias nações. Outrora associada a acrónimos pejorativos, a economia portuguesa viu crescer a sua credibilidade, não apenas entre as agências de rating internacionais, mas pela associação do então ministro das Finanças ao maior futebolista português, sendo este apelidado de “Ronaldo do ECOFIN” (Economic and Financial Affairs Council) pelo seu homólogo alemão. Por outro lado, as mudanças rápidas a que siglas e acrónimos se veem sujeitos podem ter efeitos nefastos por força do seu desconhecimento, como sucedeu com o político português Fernando Negrão que, em fase de eleições (2007), confundiu o extinto IPPAR (1992-2006) com o subsequente IGESPAR (2006-2011), atualmente DGPC. Estes exemplos ilustram o impacto que os fenómenos de siglação e acronímia exercem sobre a imagem de indivíduos, entidades ou nações, manifestando a sua elevada capacidade de criação de neologismos, sobretudo sob a forma de acrónimos com fins irónicos ou humorísticos.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Susana Maria Duarte. NEOLOGISMOS EM TEXTOS DE ECONOMIA: AS REDUÇÕES LINGUÍSTICAS COMO PROCESSOS DE CRIATIVIDADE LEXICAL.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527747-NEOLOGISMOS-EM-TEXTOS-DE-ECONOMIA--AS-REDUCOES-LINGUISTICAS-COMO-PROCESSOS-DE-CRIATIVIDADE-LEXICAL. Acesso em: 01/06/2025

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